QUAL A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAS PARA O EMPREENDEDOR?


Não é novidade que as redes sociais fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Mas você sabia que o Brasil é um dos países da América Latina que mais se utilizam das redes sociais, ganhando cada vez mais adeptos nesses canais de comunicação e relacionamento?

As redes sociais, além de serem plataformas de entretenimento, são também ótimas ferramentas para fazer negócios. Isso porque o público que as utiliza, na maioria dos casos, também está sempre à procura de produtos ou serviços, e aproveita a comunicação das redes sociais, para ficar por dentro de promoções e novidades.

Ou seja, estamos falando de um campo em que a audiência é garantida. No atual cenário, deixar seu negócio fora das redes sociais representa estar em desvantagem em relação à sua concorrência. Pois é nesses espaços que o seu consumidor em potencial passa boa parte do dia.

O papel das redes sociais

Você deve ter percebido que vivenciamos uma época de muita competitividade no mercado. Conquistar a preferência de um cliente não é uma tarefa simples e exige ações inteligentes e estratégicas.

Aliás, o marketing evoluiu bastante para atender a essas novas exigências. Hoje, há uma forte tendência de se explorar e fortalecer a marca, buscando a empatia e afinidade do público, sendo que as redes sociais são o meio mais rápido e fácil de se encurtar distâncias.

Para começar a usar as redes sociais para empreender no seu negócio, você precisa entender o porquê de usá-las e como elas funcionam na prática. A seguir apresentamos alguns dos motivos pelos quais você deve usar as redes sociais nas suas estratégias para empreender:

1. Grande número de usuários

O empreendedorismo na internet oferece uma série de benefícios para os seus investidores. Em primeiro lugar, as vendas online podem ser realizadas para áreas geográficas muito amplas e, se contarem com um serviço de envio eficiente, podem ser enviadas inclusive para outros países e continentes.

O mundo está cada vez mais centralizado na internet. As transações bancárias são feitas em poucos cliques pelo celular e pelo computador, assim como as comunicações, que acontecem por aplicativos como WhatsApp. Por isso, pensar em investir no empreendedorismo na internet é uma excelente alternativa para quem quer inovar. A internet não é apenas o futuro dos negócios, como já é o presente. Os jovens que cresceram com acesso à web têm fluência na linguagem digital e estão absolutamente acostumados à comunicação em rede e ao processo de compra online. Tendo isso em vista, participar do empreendedorismo na internet é cada vez mais estratégico.

2. Publicação de conteúdos

As redes sociais são plataformas de interação e conteúdo, ou seja, não basta apenas estar presente nelas e não agir. Sua empresa deve fazer publicação de conteúdos que interessem o seu consumidor, lembrando que cada rede possui suas particularidades. Investir tempo e planejamento do que vai ser publicado nestes canais é fundamental para atrair a atenção da sua audiência, estabelecendo assim uma rotina de comunicação e relacionamento com eles nas redes sociais.

Estude as redes sociais que seu público utiliza, para assim, produzir os conteúdos adequados para cada plataforma. Cada uma tem suas características e comportamentos, logo, as estratégias devem ser diferentes para cada rede.

3. Interação também é importante

Entender que esses espaços são, antes de tudo, uma ferramenta de comunicação é uma das premissas para se obter sucesso ao divulgar seu negócio nas redes sociais. Ou seja, não se pode ficar focado apenas em fazer publicidade, é importante dialogar e interagir com seus seguidores.

Por isso, fique atento aos comentários e interações e se esforce para responder sempre que alguém poste alguma dúvida, sugestão ou crítica a seu respeito.

4. Investimento baixo

As redes sociais, além de serem ótimas ferramentas de interação e de aproximação com o público de um negócio, dão a possibilidade de criar anúncios para alcançar ainda mais a sua audiência de forma segmentada, através de um baixo investimento. Isso ajuda muito a pequenos empreendedores que estão começando e possuem poucos recursos.

5. Maior visibilidade para seu negócio

Como dissemos, a visibilidade na internet é um dos fatores mais importantes para que seu público possa encontrar sua empresa de forma fácil e rápida. Como consequência disso, estar presente online não somente serve como publicidade para seu negócio, mas também permite aumentar o volume de vendas.

Isso se deve ao fato de que os consumidores tendem a buscar soluções que possibilitem comprar facilmente determinado produto ou contratar um serviço em específico. Com a internet, a compra de produtos e serviços está a um clique ou toque de distância, facilitando muito os processos, negociações e tomada de decisão.

6. Saiba o que seu público pensa sobre sua empresa

Um dos grandes benefícios de usar as redes sociais, é a possibilidade de acompanhar e monitorar o que os seus consumidores falam sobre o seu negócio.

Nas redes sociais as pessoas adoram dar suas opiniões, fazer críticas, elogios, sugestões ou reclamações sobre qualquer coisa. Dessa forma, você saberá como melhorar suas estratégias e usar essas informações a seu favor, ajudando também a fortalecer o relacionamento com sua audiência.

É claro que você já percebeu a importância das redes sociais para a divulgação e crescimento da sua empresa. Estar no meio digital hoje é muito mais do que uma estratégia de marketing é essencial para que sua empresa seja vista e sua marca seja fortalecida.

Então se você pretende abrir sua empresa, aí estão algumas dicas!

Profª Flávia Guimarães.


Fonte: Google Fotos

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