REDES SOCIAIS

 

O POTENCIAL DAS REDES SOCIAIS

Fonte: Google Imagens
   

  • O que são redes sociais? 
  • Como surgiram?
  • Qual a importância das redes sociais no nosso cotidiano? 
  • Como utilizar as redes sociais voltadas para o mercado de trabalho?

 

O que são redes sociais?


Redes sociais são sites e aplicativos usados por pessoas e organizações que se conectam com clientes, familiares, amigos e pessoas que compartilham seus interesses em comum. Algumas das redes sociais mais populares são Facebook, TikTok, Twitter e Instagram: todas têm recursos exclusivos, mas a maioria conta também com elementos semelhantes.

A maneira mais cotidiana e convencional de usar a internet atualmente é através das redes sociais. Até mesmo quem não entende todo o potencial que a web oferece pode criar um perfil dentro de uma das principais redes e manter contato com seus familiares. Qualquer marca pode divulgar seu trabalho nesses espaços com o objetivo de vender mais.

Alguns números ajudam a enxergar essa nova realidade, e entre eles está o total de pessoas que possuem pelo menos um perfil ativo em alguma rede social: já são 4,62 bilhões segundo dados do relatório Digital 2022: Global Overview, publicado em parceria entre We Are Social e Hootsuite. Isso representa 58,4% de toda população mundial!

Isso só reforça pensamentos que são cada vez mais comuns de se ouvir, como “é certo que seu público está nas redes sociais” ou “só vende hoje em dia que tem presença forte nas redes sociais”. Na verdade, contar com uma estratégia de comunicação nas principais redes é sim um fator de decisão para que alguém decida comprar de você ou do concorrente.


Existem diferentes tipos de redes sociais, que são:

● Redes sociais de relacionamento: nas quais os principais objetivos são a relação e a interação entre pessoas, como o grande Facebook (estabelecer conexões), o Instagram (aspecto visual, muitas fotos e vídeos) ou o Twitter (comunicação direta e com textos curtos);

Redes sociais de entretenimento: que possuem como foco a divulgação e o consumo de conteúdos, como o Youtube (em vídeos);

● Redes sociais profissional: com foco em criar relacionamentos profissionais com outras empresas, como o Linkedin;

● Redes sociais de nicho: voltadas para algum público ou conteúdo específico.

Como surgiu as redes sociais?


A primeira rede social surgiu em 1995 nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates, com o objetivo de conectar estudantes da faculdade. A partir de então as redes sociais se popularizaram até os dias de hoje, com o surgimento das redes de música como Last.FM, fotos como o Flickr e vídeo como o Vimeo.

A rede social Facebook foi criada em 2004 pelos estudantes de Harvard, Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Chris Hughes e Dustin Moskovitz e possui mais de 750 milhões de usuários no mundo todo.

Também em 2004, foi desenvolvido o Orkut, pelo engenheiro turco que trabalhava no Google, Orkut Büyükkökten, atualmente possui em média 35 milhões de usuários. A rede MySpace criada em 2003 por Tom Anderson e Christopher DeWolfe, chegou a ser a mais popular do mundo mas perdeu a força com a vinda de outras redes. A mais nova Rede Social, o Twitter é algo inovador e atualmente possui mais de 44,5 milhões de usuários no mundo. Foi desenvolvido em 2006 por Jack Dorsey. Já o LinkdIn é muito conhecido no mundo empresarial, desenvolvido e criado por Dan Nye em 2002, cinco anos depois já registrava mais de 16 milhões de usuários.

Atualmente devido ao enorme sucesso das Redes Sociais, estima-se mais de 300 tipos, as empresas aderiram a esta ferramenta, e procuram manter um relacionamento com seus consumidores e inserir sua publicidade de alguma forma.

Qual a importância das redes sociais no nosso cotidiano?


As redes sociais permitem uma maior interatividade entre povos distintos, encurtam a distância entre pessoas, facilitando o intercâmbio cultural.

É notório o baixo custo que as redes sociais oferecem para usuários que se propõem a utilizar as mesmas para se comunicar com diversas pessoas. Como a maioria das mídias sociais fatura com o marketing de outras organizações, o custo para pessoas interagirem com as mesmas é relativamente baixo, quando não, gratuito. Com as redes sociais, as empresas aumentam sua visibilidade no mercado de trabalho, aumentam o potencial de publicidade e por ser um investimento de baixo custo, é bastante acessível.

É inegável que elas são importantes para facilitar a nossa comunicação. Além disso, elas ainda servem para que fiquemos atualizados. Porém, a relação entre os jovens e as redes sociais vai além: eles também se relacionam com marcas e empresas, consomem jogos e compartilham momentos particulares. Contudo, nenhuma das redes sociais tem garantia de que as informações ali postadas e curtidas estão seguras.

Como utilizar as redes sociais voltadas para o mercado de trabalho?


Atualmente, não mais com a função só de interação social e entretenimento, as redes sociais passaram a ser também uma espécie de vitrine e portfólio, onde além dos seguidores, amigos e familiares, empresas e empregadores também passaram a monitorar os comportamentos, posicionamentos e a rotina de candidatos a uma vaga de emprego, se tornando, em alguns casos, uma análise decisiva no momento de contratação.

De acordo com o professor do curso de Publicidade e Propaganda André Imbroisi, “usar as redes sociais é imprescindível”. O professor conta que hoje a separação entre real e virtual está cada dia mais sutil, se tornando tudo uma coisa só, e destaca ser importante ter um local na web para poder se posicionar, aparecer e mostrar aquilo que faz: “Inclusive, hoje tem redes sociais voltadas para o mercado de trabalho, como o Linkedin”.

É comum ouvirmos jargões do tipo: “o Facebook é meu e eu posto o que eu quiser”, porém todo o cuidado com o que se tecla influencia diretamente na impressão que o profissional pode causar. Cuidar da própria imagem com equilíbrio e sem artificialismos, não faz mal a ninguém, nem na vida pessoal ou profissional, seja no mundo real ou no mundo virtual. Isso vale também para os profissionais que já estão recolocados no mercado, mas que desejam consolidar uma carreira promissora.

Afinal, as empresas buscam por profissionais comprometidos com uma postura adequada, que prezem por um bom marketing pessoal e que demonstrem equilíbrio. Por isso, é fundamental amadurecer o que está postando e a forma como está utilizando as redes sociais, procurando desenvolver um filtro pessoal sobre o que é relevante e o que deve ser evitado.

O Brasil se rendeu definitivamente à era digital e tem destaque no cenário mundial. Hoje, uma página corporativa ou institucional com forte atuação nos meios online – sobretudo nas redes sociais – gera a empresa grande visibilidade, seja lá qual for o seu ramo de atuação. As pessoas estão mais conectadas do que nunca e são nas redes sociais, na maioria dos casos, que elas recorrem quando desejam fazer críticas, elogios ou obter informações sobre as marcas de interesse. Aposte e invista neste segmento da comunicação!

Prof. Flávia Guimarães

 

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