MATRIZ SWOT

 O QUE É MATRIZ SWOT

Fonte: Google Imagens


Quando temos que tomar uma decisão, pesar os prós e os contras é algo que fazemos quase que intuitivamente. É normal pensarmos sobre quais são nossos pontos fracos e fortes e estimarmos as probabilidades de algo dar certo ou errado, principalmente antes de darmos um passo importante. Esse é mais ou menos o conceito por trás da matriz SWOT, uma ferramenta muito utilizada para entender a realidade das empresas e servir como ponto de partida para planejar estratégias e torná-las cada vez mais competitivas.

A análise SWOT é uma metodologia que visa uma avaliação completa do cenário corporativo, incluindo o ambiente interno e externo. O objetivo é que a gestão obtenha um diagnóstico para, a partir disso, planejar quais estratégias devem ser adotadas em prol de impulsionar os resultados do negócio.

A sigla “SWOT” une quatro palavras em inglês: Strengths (pontos fortes); Weaknesses (pontos fracos); Opportunities (oportunidades); e Theats (ameaças). Ela também é conhecida, em português, como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).


Qual a importância desse tipo de análise?

A ideia por trás dessa metodologia é criar uma estrutura em que todos os aspectos são contemplados e perceber os pontos que exigem atenção imediata. Com a análise FOFA, quem administra um negócio passa a ter uma base sólida para decisões e tem mais facilidade para definir prioridades.

Além disso, evita-se ignorar ou negligenciar elementos relevantes para a tomada de decisões, no sentido de antecipar problemas, pontuar possíveis melhorias, encarar desafios e estabelecer expectativas realistas. Já em relação ao mercado, fica mais fácil se posicionar de forma adequada e otimizar os processos de modo a responder às demandas e necessidades do público.

  • Benefícios que podem ser alcançados com o uso dessa ferramenta:
  • Obter uma visão ampla do negócio, interna e externamente.
  • Identificar os pontos fortes da gestão da empresa.
  • Definir as prioridades de atuação e quais decisões precisam ser tomadas.
  • Identificar os pontos positivos, os pontos competitivos (aqueles que se pode investir para crescer) e os principais pontos críticos e de falhas.
  • Adotar posturas com o objetivo de resolver ou minimizar os riscos e os problemas identificados.
Para obter melhores resultados e torná-los permanente, o ideal é que a empresa adote a análise SWOT como um monitoramento constante, com uma avaliação anual ou semestral. O importante é que ela seja realizada antes da definição de qualquer planejamento estratégico.


Veja o que significa cada no contexto de uma análise SWOT:

· Pontos fortes: Pontos fortes são coisas que sua empresa já está fazendo bem, os recursos exclusivos que sua equipe possui ou quaisquer vantagens competitivas que você tenha. Os pontos fortes são fatores internos, para que você possa aproveitá-los e usá-los a seu favor.

· Pontos fracos: Pontos fracos são áreas em que sua empresa pode melhorar, onde são necessários recursos ou aspectos em que seus concorrentes estão superando você. As fraquezas também são fatores internos, então muitas vezes você pode lidar com eles e superá-los.

· Oportunidades: Oportunidades são pontos que você pode aproveitar agora. Podem ser novos recursos disponíveis, tendências emergentes nas quais você pode apostar ou quaisquer pontos fortes que você ainda não adotou em sua estratégia. Assim como as ameaças, as oportunidades são fatores externos porque estão além do seu controle.

· Ameaças: Ameaças são qualquer coisa que possa impactar negativamente sua empresa de fora ou quaisquer obstáculos que seu negócio enfrente atualmente. Geralmente, você pode ter uma noção das ameaças ou da concorrência do seu negócio ao executar uma análise de mercado. Como um fator externo, as ameaças geralmente estão além do seu controle.


Quando devo fazer uma análise SWOT?

Não existe hora certa ou errada para fazer uma análise SWOT. Há, no entanto, momentos em que uma análise SWOT pode ser particularmente útil.

Veja abaixo quatro momentos em que é uma boa ideia olhar para dentro e para fora:

  • Quando as condições internas dos negócios mudam – talvez você tenha um novo CEO, sua empresa esteja crescendo rapidamente ou os departamentos estejam sendo reestruturados. Uma análise SWOT pode fornecer insights que ajudarão nas transições e ajustes.
  • Quando as condições externas do mercado mudam – Novos concorrentes, mudanças nas condições econômicas, regulamentações e outras mudanças no mercado podem fazer com que as empresas precisem refletir sobre o assunto. Uma análise SWOT pode ajudar você a se manter alerta e pronto para enfrentar os desafios que surgirem.
  • Antes do planejamento estratégico — O planejamento estratégico geralmente envolve novas iniciativas e mudanças na alocação de recursos. Antes de iniciar o processo de planejamento, é útil conhecer a condição atual do seu negócio ou equipe para que você possa tomar decisões prospectivas.
  • De forma programada – Embora a maioria das empresas faça planejamento estratégico a cada poucos anos, não fará mal fazer uma análise SWOT com mais regularidade. Uma rápida análise SWOT trimestral ou semestral fornecerá informações que você pode usar no curto prazo e trazer para o processo de planejamento estratégico quando for a hora.

Como fazer a matriz SWOT?

Para começar, é possível realizar um brainstorming para identificar cada um dos 4 elementos, que pode ser guiado por algumas perguntas, como as dos exemplos que seguem:

Forças:
  • Quais são as minhas melhores atividades?
  • Qual é a minha maior vantagem competitiva?
  • O quão satisfeitos meus clientes estão?
Fraquezas:
  • Por que meu concorrente foi escolhido ao invés de mim?
  • Qual atividade mais me traz custos?
  • Por que meus clientes não estão engajados?
Oportunidades:
  • De que forma eu posso aproveitar as mudanças no mercado?
  • Que tipo de parceria satisfaria o meu cliente no momento?
Ameaças:
  • Que problemas futuros poderiam vir a me prejudicar?
  • A empresa está preparada para lidar com adversidades que possam surgir?
Uma vez compreendidos os 4 elementos SWOT, basta colocá-los na matriz. Nos quadrantes superiores ficam os fatores internos, as forças e as fraquezas. Já nos quadrantes inferiores ficam as análises externas, as oportunidades e as ameaças. Além disso, os fatores positivos (forças e oportunidades) devem ser posicionados à esquerda e os pontos negativos (fraquezas e ameaças) à direita.

Dessa forma, fica fácil visualizar os elementos a se analisar e fazer cruzamentos entre eles, a fim de transformar as informações em estratégias.



Veja um exemplo abaixo:



OBS: Templates para construção da matriz SWOT: https://templatelab.com/swot-analysis-templates/

Agora que já sabemos como fazer uma matriz SWOT, mãos à massa!!!!

        Profª Flávia Guimarães.

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