DICAS

 DICAS IMPORTANTES

Fonte: Google Fotos. 


DICA I - A IMPORTÂNCIA DO BLOG

 

Quais os principais benefícios do blog?


Não importa se sua empresa é pequena ou uma multinacional. A importância do blog é inegável em ambos os casos e este conteúdo explica o porquê.

Fundamental em qualquer estratégia de marketing, o blog voltou a ganhar popularidade a partir do adoção massiva do marketing de conteúdo em meados de 2009. Até então, os blogs eram associados a pessoas físicas e pouco utilizados para gerar negócios para empresas.

Com o crescimento do digital, o blog se tornou uma ferramenta indispensável em estratégias de marketing.

Além de estabelecer laços entre sua empresa e seus clientes em potencial, este recurso faz com que mais pessoas cheguem até seu negócio organicamente, sem necessidade de prospectá-las ou atraí-las através de anúncios.

Ao mesmo tempo, o blog oferece um espaço para que sua empresa possa compartilhar conteúdos oportunos, atualizações e tendências relevantes do seu setor e, desta forma, seja vista como referência.

O uso de blogs vem se consolidando como uma estratégia eficaz de engajamento de futuros clientes por meio da publicação de conteúdos relevantes. Se uma imobiliária quer fazer com que mais pessoas conheçam os serviços prestados, por exemplo, por que não publicar posts que possam interessar a quem deseja comprar um apartamento?

Ao contrário do caráter institucional dos websites, uma das características dos blogs é criar um relacionamento com o público ao disponibilizar as informações de que ele precisa.

COM O BLOG VOCÊ AINDA VAI CONSEGUIR:

Colocar a empresa nos principais resultados do Google

Ser encontrado na primeira página da pesquisa de buscadores é um privilégio que muitos pagam caro para ter. A disputa para colocar um anúncio em primeiro lugar no resultado da pesquisa pode ser bastante cara, dependendo da palavra-chave utilizada. Para quem tem dúvidas acerca da utilidade de um blog, os resultados começam aí.

Você pode aparecer na busca de forma totalmente gratuita, nos resultados orgânicos. Por meio das técnicas de SEO (Search Engine Optimization), o blog corporativo alcançará um excelente ranqueamento nos buscadores, o que gerará mais tráfego, também, para o seu site institucional.

Estabelecer mais autoridade no assunto

Quando você produz conteúdo sobre a temática em que a empresa é especializada, isso gera mais credibilidade sobre a marca. Para entender melhor, coloque-se no lugar do público-alvo. Imagine que você tenha uma dúvida sobre um determinado assunto e encontre a resposta na postagem de um blog corporativo que aborde temáticas acerca do produto vendido pela empresa.

Mesmo que você não compre o produto naquele momento, o nome da empresa ficará na sua cabeça quando você sentir a necessidade de adquiri-lo. Isso acontece porque a marca ganhou autoridade naquele assunto ao resolvê-lo para você. Assim, quando você precisar comprar o produto, provavelmente escolherá a empresa que parece mais confiável naquela área.

Oferecer produtos e serviços

Além de responder às dúvidas e interesses dos usuários sobre seu setor, o blog permite a inserção de CTAs de vendas na hora certa, tornando a venda mais natural. Isso significa que você poderá relacionar os conteúdos aos seus produtos ou serviços de maneira estratégica, sempre respeitando a etapa do público no funil de vendas.

Dica: insira CTAs comerciais em conteúdos cujo tema seja ligado às suas soluções, dessa forma, responda a dor do usuário ao mesmo tempo em que oferece uma solução.

Lembre-se também de sempre compartilhar informações de alta qualidade. Quanto melhor for um conteúdo, maior a demonstração de experiência que sua empresa tem uma área específica. Gerar confiança e credibilidade é essencial para o sucesso de sua estratégia de marketing digital.

Entender mais os interessados na marca

As ferramentas de análise de quem visita o blog corporativo são excelente indicadores do comportamento do público. Observar a localidade que gera mais visitantes, o dispositivo mais utilizado para acessar o conteúdo ou o número de visitas em determinados assuntos pode gerar informações valiosas para a equipe de marketing.

Comparar esses dados com o que já se sabe sobre o público-alvo pode enriquecer o conhecimento sobre os consumidores ou servir de alerta para que a equipe de marketing analise se a estratégia está atingindo o que foi proposto.

Além das métricas, os blogs permitem uma aproximação mais humanizada da marca com os clientes. Ao interagir com o público-alvo nos comentários, é possível obter informações úteis. Essa prática contribui para que a empresa esteja alinhada com as expectativas e necessidades do cliente. Outra dica fundamental é ficar atento as principais tendências do segmento da sua empresa.

Relacionamento com clientes

A importância do blog também gira em torno de estabelecer uma conexão direta com seu cliente. Os blogs ajudam a conectar pessoas à sua marca e, partir daí, iniciar um relacionamento duradouro.

Aliado a outras táticas de Inbound Marketing, é possível estreitar ainda mais a relação com o visitante e tracioná-lo em sua jornada de compra.

Lembre-se também que um público satisfeito com a qualidade de seu conteúdo é também um disseminador orgânico de sua marca. Ofereça opções de compartilhamento nas redes sociais, libere espaço para comentários e faça com que o leitor interaja em suas publicações.


                      
                          DICA II - COMO SE COMPORTAR NAS REDES SOCIAIS

 

Muitos recrutadores observam os perfis dos candidatos nas redes sociais, e muitos gerentes de RH ficam de olho nas publicações de seus funcionários. Por isso é importante que fique atento ao que está postando em seu perfil, verificar as páginas e grupos que você tem ligação.

Atualmente as redes sociais tem ajudado e muito as pessoas que buscam por emprego, isto porque muitas empresas aderiram as redes sociais para buscar os seus profissionais. Mas dependendo do comportamento do candidato, a rede social pode ser prejudicial!

Segue algumas dicas de como se comportar na internet:

1 - Imagem  

Nas redes sociais, você pode estar sendo visto o tempo todo. E isso se torna ainda mais frequente quando o chefe ou os colegas seguem o seu perfil. Cuidado: a imagem pessoal e a profissional são indissociáveis. Reflita sobre como quer ser notado e se o que deseja postar é adequado.

2 - Seleções  

As mídias são fontes de pesquisa durante o processo seletivo, nas quais a empresa identifica quem é o candidato. Atenção com o que publicar, os tipos de comentários e de postagens revelam quem você é.

3 - Linguagem  

Evite termos chulos, palavrões e escrever errado. Você pode estar sendo analisado.

4 - Lei  

Conforme as normas da CLT, falar mal da empresa, do salário, do chefe ou do colega pode resultar em demissão por justa causa. Divulgar informações confidenciais ou expor a empresa também. Pense antes de postar fotos e vídeos do trabalho. 

5 - Profissionalismo 

Não confunda assuntos pessoais com profissionais. Antes de postar qualquer conteúdo, pense: “Qual a minha intenção com isso?”. Expor e utilizar a imagem da empresa com o objetivo pessoal de se promover é proibido. Use o bom senso e a ética para filtrar suas ações.

6 - Acordo  

Cada empresa estabelece suas regras para as redes sociais. Converse com seus superiores. O que é proibido por um empregador pode ser permitido por outro.

7 – Preserve sua Identidade

Preserve sua identidade o máximo que puder, publicar tudo que faz durante o dia ou a noite fica cansativo para os seus amigos, imagine para um recrutador. Fazer isso pode te prejudicar, pois imagina-se que se você posta de 5 em 5 minutos, fatalmente irá utilizar as redes sociais com frequência dentro do horário de trabalho.

8 – Mentiras

Muitas vezes os recrutadores se deparam com mentiras em currículos, que são descobertas através dos perfis dos candidatos em redes sociais. Por isso é extremamente importante que exponha a verdade no currículo e em entrevistas de emprego.

9– Grupos, Comunidades e Páginas

Cuidado com as páginas, grupos ou comunidades que você possui ligação. Se possui ligação com temas que são preconceituosos, racistas ou que falem mal de trabalho, é melhor se desligar, pois pode ser um fator decisivo para um desempate diante da escolha do recrutador.

A dica de ouro é sempre usar o bom-senso nas redes sociais, principalmente se você procura uma vaga, promoção ou mesmo se destacar no mercado de trabalho.

É importante que a mentalidade das pessoas mudem em relação a rede social. Atualmente tudo que está publicado em seu nome na internet pode ser visto por qualquer um. Fique atento a essas dicas, principalmente se está se sentindo ameaçado no seu trabalho, tenha cuidado!

E se está procurando por um emprego, boa sorte!

Profª Flávia Guimarães


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